A vesícula biliar é um órgão localizado no abdome ,  aderida ao fígado. Sua principal função é armazenar bile – substância que atuará na digestão dos alimentos gordurosos. Essa bile pode mudar a sua composição, e passar da condição líquida para um material mais espesso, conhecido como lama ou barro biliar. Esse material vai dar origem às pedras ou cálculos na vesícula biliar. Vale destacar que essa é uma condição clínica que ocorre mais em mulheres do que em homens, atingindo mais pacientes a partir dos 40 anos.

Colelitíase – Pedras/ cálculos na vesícula biliar

O aparecimento de cálculos na vesícula promove sintomas dolorosos no paciente e uma sensação de digestão incompleta dos alimentos. À medida que o paciente faz uma alimentação contendo principalmente gorduras e frituras, vai haver um estímulo ao funcionamento da vesícula biliar. Caso haja cálculos no interior da vesícula , esses tentarão sair da vesícula biliar, provocando as queixas.  Dor na região superior direita do abdome (abaixo das costelas) e sensação de distensão do abdome , além de enjoo e vômitos.

Colecistite – complicação da colelitíase A inflamação da vesícula biliar é conhecida como colecistite aguda. Geralmente, esse processo acontece pois um cálculo fica preso na saída da vesícula biliar, gerando um quadro de dor persistente. Se essa dor ultrapassar um tempo médio de 6horas , é possível afirmar que já existe um quadro de de inflamação desse órgão. Além das dores, é comum o surgimento de febre, vômitos, e possivelmente a icterícia (olhos amarelados). Nessas situações, existe a necessidade do paciente procurar o seu médico ou hospital de urgência. Exames laboratoriais e a ultrassonografia de abdome conseguem fechar o diagnóstico, e definir a indicação de cirurgia, em caráter de urgência. Esse tratamento cirúrgico chama-se colecistectomia vídeolaparoscópica.