A doença do refluxo gastroesofágico é uma das principais causas de consulta relacionadas ao aparelho digestivo. Geralmente, as principais queixas dos pacientes são:

Pirose – sensação de queimação do abdome para o tórax , iniciando na parte superior  da barriga.

Regurgitação – descrita com o sensação de retorno do alimento (líquido ou não) de baixo para cima , ou seja, do estômago em direção ao esôfago e garganta.

Outros sintomas comuns são enjoo, vômitos, distensão da barriga, além de queixas como tosse seca, pigarro, rouquidão e sensação de desconforto na garganta. Normalmente, esse conteúdo que retorna do estômago para o esôfago tem composição ácida, sendo o controle dessa acidez uma das bases do tratamento.do tratamento.

Diagnóstico por Endoscopia

A suspeita clínica de doença do refluxo pode representar a indicação de ser realizada uma endoscopia digestiva alta. Esse é o exame que pode dar o diagnóstico definitivo desse problema de saúde e identificar possíveis complicações como esofagite, além de alterações como a hérnia hiatal. Caso haja dúvida ainda quanto ao diagnóstico, outros exames podem ser necessários como a pHmetria e o exame de manometria do esôfago.

Tratamento da Doença do refluxo gastroesofágico

Na maioria das vezes , os pacientes vão precisar modificar a alimentação, sendo necessário reduzir alimentos condimentados, frituras, comidas gordurosas e bebidas como o café , refrigerantes e álcool. Em outras situações, o uso de medicamentos para reduzir a produção de ácido, e facilitar o esvaziamento do esôfago e estômago podem estar indicados também.

Cirurgia na Doença do refluxo gastroesofágico

Poucas são as indicações de cirurgia para pacientes portadores dessa condição. Pessoas que apresentam:

Doença do refluxo gastroesofágico complicada com Esofagite de difícil tratamento clínico

Complicações da esofagite como úlceras no esôfago e formação de uma lesão conhecida como epitélio de Barrett Mudança da anatomia normal, produzindo a chamada hérnia de hiato